cover
Tocando Agora:

10ª Abertura da Colheita da Cebola reverencia produto símbolo de São José do Norte

Centenas de pessoas se reuniram para debater sobre a atividade da cebolicultura, produto que destacou o município mundialmente.

10ª Abertura da Colheita da Cebola reverencia produto símbolo de São José do Norte
10ª Abertura da Colheita da Cebola reverencia produto símbolo de São José do Norte (Foto: Reprodução)

Um dia inteiro dedicado a reverenciar e debater estratégias para melhorias da produção de cebola, produto que projetou São José do Norte no cenário nacional e internacional. Assim foi a 10° Abertura da Colheita da Cebola – safra 2024/2025), ocorrida nesta terça-feira (23-10), evento que reunião cebolicultores e instituições ligadas ao setor de diversos municípios da região Sul e do Estado de Santa Catarina.

O tema deste ano foi O Resgate da Cultura Açoriana e os organizadores explicaram que a escolha se deve ao envolvimento dos açorianos na história, no turismo, no cultivo da cebola entre outros aspectos que consolidaram as características da cultura nortense.

Compuseram a mesa para a cerimônia oficial a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, o vice-prefeito, Neromar Guimarães, o representante do Legislativo nortense, vereador Lincon Pontes, o presidente do Conselho Municipal de Produção, Fábio Martins, o gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, o representante da Embrapa Clima Temperado, Marcos Eduardo Correa Antunes, o gerente da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Almir Kroger, o secretário Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), Umberto Saraiva, e o representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Marcus Vinícius Duarte.

Na ocasião, a prefeita destacou a execução de políticas públicas que oportunizaram alguns avanços com vistas a melhoria do trabalho dos agricultores familiares, como a aquisição de retroescavadeiras para auxiliar as ações da Patrulha Agrícola, o que impulsionou não só a colheita da cebola, mas, também, a diversificação de culturas. Entre os exemplos foi o aumento das horas/ano de trabalhos da patrulha que passou de 600 para 3mil horas/ano. Fabiany lembrou ainda da diferença positiva que fez a implementação do Tiket da Agricultura Familiar (TAF), benefício destinado aos servidores municipais para que seja usado, exclusivamente, na compra da produção dos agricultores familiares nortenses, o que impulsionou a venda da produção local em mais de 40%.

A 10º Abertura da Colheita da Cebola representa um recomeço, pois enfrentamos problemas na safra 2023/2024 e na safra 2024/2025, mas o nosso produtor é resiliente e profissional, o que mostra que esse recomeço sempre vai acontecer e, neste ano, queremos comemorar essa força, pois alguns produtores chegaram a replantar até quatro vezes neste ano até dar certo, explicou o titular da Smap.

Após a abertura oficial, iniciaram as celebrações religiosas das igrejas Católica, Adventista, Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, Sociedade Espírita Jesus e Igreja Evangélica.

Na sequência, ocorreu a palestra sobre Controle de Pragas na cultura da Cebola, proferida pelo agrônomo da Epagri/SC, Leandro Dellalibera Geremias. O Mercado da Cebola para a Safra 2024/2025 foi o tema abordado pelo agrônomo da Epagri/SC, Daniel Schimit.

Após o almoço festivo, ocorreu o Encontro de Colegas da Emater/RS-Ascar e, em seguida, a apresentação dos beneficiários do Fomento Produtivo. Na sequência, foi apresentado o vídeo do relato da família Santos sobre sucessão familiar e protagonismo da mulher.

Em seguida, ocorreu apresentação cultural do Casarão do Saber e da Inovação. Durante todo o evento, a Banda Municipal Democrata abrilhantou as atividades da abertura da safra no decorrer do dia.

Indicação Geográfica da Cebola foi o tema da palestra proferida pela Embrapa Clima Temperado. Na sequência, o Turismo Rural foi o assunto da palestra realizada pela extencionista da Emater/rs-Ascar Regional Pelotas, Natália Salvate Brasil.

Um dos momentos mais esperados do evento foi a Mostras de Pratos Típicos e Exposição de Réstias e Molhes de Cebola. Na Mostra, 13 pratos típicos confeccionados com o que é produzido na própria propriedade foram apresentados, entre eles, bolos, broas de milho, pão caseiro, cucas, merengue e doce de melancia. Ao final, os participantes da Mostra e da Exposição receberam certificado de participação por contribuírem com a preservação da cultura e com a história.

O evento contou ainda com apresentação dos trabalhos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SMMA), de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), do Capacita Mulher, da Cooafan, da Oficinoterapia da Sociedade Espirita Jesus, e da Associação dos Artesãos Nortenses.

  A Abertura da Colheita da Cebola tem o objetivo de enfatizar o principal produto agrícola de São José do Norte, pois a cebola tornou o município reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade de sua produção. Também, buscar ser um espaço para a troca de experiências entre agricultores e fortalece o desenvolvimento agrícola da região.

A realização foi da Prefeitura de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), com apoio do Conselho Municipal de Produção, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Emater/RS-Ascar.h

Materia escrita por: Assessoria de Comunicação Social. Prefeitura Municipal de São José do Norte.  https://www.saojosedonorte.rs.gov.br/noticias/10a-abertura-da-colheita-da-cebola-reverencia-produto-simbolo-de-sao-jose-do-norte

Fotos: Rádio Pinél




Comentários (0)